BLOGS DO PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

quinta-feira, 8 de julho de 2010

RESUMO HISTÓRICO DA ASSEMBLEIA DE DEUS DE PARNAMIRIM

Autor: Pr. Elinaldo Renovato de Lima

Parnamirim era apenas um Distrito, ligado à Cidade de Natal, nos idos de 1939. Seu nome vem do topônimo paraná-mirim, de origem tupi-guarani, que tem o significado de “pequeno parente do mar ou pequeno rio veloz”. Naquele ano, o mundo assistiu a eclosão da Segunda Guerra Mundial. Por causa do conflito global, os americanos resolveram instalar a Base Aérea (Parnamirim Field), para dar apoio ao combate às tropas inimigas, no front europeu, por ser ponto estratégico, mais próximo da África. Daqui, partiram esquadrilhas de aviões, que atravessavam o Atlântico, e aterravam em Dakar, para reabastecimento para combater as tropas alemãs. Por isso, foi cognominada “o trampolim da Vitória”.

Por razões que só Deus conhece, naquele ano, Parnamirim foi escolhida para ser o campo de outro tipo de combate, de natureza espiritual. Com a pregação do evangelho, nascia, aqui, um trabalho evangelístico, incipiente, que, em poucos anos, tornar-se-ia a terceira maior igreja evangélica do Estado do Rio Grande do Norte: A Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Parnamirim. Nossa guerra é contra o pecado, através da proclamação da mais poderosa mensagem libertadora, que é o evangelho de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

1. RESUMO HISTÓRICO.

Em fevereiro de 1939, chegou a Parnamirim o jovem obreiro, Otávio Gomes de Castro, membro da Assembléia de Deus em Natal, com 24 anos, onde se estabeleceu como comerciante, numa pequena casa, à margem direita da Estrada de Ferro Sampaio Correia, que ligava Natal a Recife. Pouco tempo depois, teve a companhia de sua esposa, irmã Jacy Ferreira de Castro, e dos filhos Otacy Gomes de Castro (falecida), com quatro anos de idade; Olacy Gomes de Castro, com três anos de idade; e Otávio Gomes de Castro Júnior, com quase um ano de idade (atual vice-presidente da Assembléia de Deus em Parnamirim).

O jovem Otávio, como crente fiel, aproveitou a oportunidade para pregar o evangelho de Cristo aos que dele se aproximavam, no seu humilde barracão, à margem direita da estrada de ferro. Naquela época, existiam apenas seis crentes, cujos nomes são: Euclides Ribeiro do Nascimento, Beatriz Ribeiro da Silva, João Francisco da Silva, Elvira Anunciada da Silva, Joaquim Boa Vista de Oliveira e Eugênia Palhares de Oliveira. Assim, começou a história da Assembléia de Deus em Parnamirim (ADPAR), tendo como data oficial de sua instalação o dia 20 de outubro de 1939, quando começaram as pregações do irmão Otávio de Castro.

Anos depois, quando já havia um bom número de crentes, reunindo-se nas residências, o trabalho de evangelização foi se intensificando. O irmão Otávio, com outros fiéis, saiam a pé, levando a mensagem de salvação. Mais tarde, já tendo melhores condições, passou a evangelizar a cavalo, indo levar a mensagem às regiões de Pium, Pirangi, Alcaçus, e redondezas.

O irmão Otávio também foi pioneiro, auxiliando os pastores, na evangelização, na Área de Monte Alegre, de Fontes e arredores, onde já fazia uso de um trator, denominado de “o evangelista”, que conduzia irmãos, em sua carroça. O pastor Otávio Júnior lembra-se de um episódio, em que, quando evangelizavam em Japecanga, um indivíduo mal, revoltado com os cultos, rasgou os pneus do veículo com uma faca. E tiveram que voltar a pé.

O pastor Otávio Júnior recorda-se, ainda, de outra ocasião, em que, depois de uma evangelização em Ponta Negra, na volta para Parnamirim, pessoas enraivecidas jogaram areia sobre o grupo, que estava no trator. Eram tempos de intolerância, por parte de pessoas de outras religiões. Mas Deus operou grandemente, livrando os pioneiros das mãos de seus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
ESTE É O 9º BLOG DO PORTAL OESTE NEWS, CRIADO PELO STPM DA RR PM JOTA MARIA, DA GLORIOSA E AMADA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Minha lista de blogs

TERRAS POTIGUARES NEWS

TERRAS POTIGUARES NEWS
COM 77 BLOGS E MAIS DE 5 MIL LINKS